Deus e as Divindades



Deus é Um, entendido de formas diferentes e por culturas diferentes.

Na Umbanda designamos essa Força Suprema e Criadora de OLORUM mas alguns guias de trabalho O chamam de várias formas:

OLORUM - Lingua Yorubá - Senhor do Céu (Olo) Senhor Orum (Céu) "(AYÊ-Terra)
OLODUMARE - Língua Yorubá = Senhor Supremo de Nosso Destino - Olo (Senhor) Odu (Destino) Mare (Supremo)
ZAMBI - Língua Kimbundo e Nagô - Senhor de Todo Poder
TUPÃ - O Grande Pajé, o Deus do Trovão dos Indios


Em outras culturas Ele também é chamado de:

TUPI / ADONAI* / ELOHIM / JAH / OM / BEL / ALÁ / AUM / TAO / DYAUS / PITAR / BRAMAN / PTHA / ATON / AMOM / NUM / YAYÊ e muitos outros

*IHVH - Tetragramatom (letras sagradas para designar o "impronunciavel") - Hebreu/Judeu - como não pode ser pronunciado eles dizem Adonai

Deus cria em si as Divindades e cria de si seres e criaturas.

Deus cria de si seres, uma semente incosciente que pela evolução voltará para Ele de forma cosciente, iluminado e ascencionado.

As Divindades são criadas em Deus (dentro d´Ele).

Qualificamos Deus em sete qualidades. Ele cria, sustenta e se manifesta nestas sete qualidades que irradiam sete Fatores. (por isso temos sete chacras)

FATOR CRISTALIZADOR
FATOR AGREGADOR
FATOR EXPANSOR
FATOR EQUILIBRADOR
FATOR ORDENADOR
FATOR EVOLUCIONISTA
FATOR GERADOR

Quando Deus assume uma de suas qualidades, Ele se manifesta através de uma Divindade que há Nele, a Divindade manifestadora daquela qualidade. São chamados de Arcanjos, Devas, Co-criadores.

Para entender melhor, é como se Deus fosse um presidente e estas Divindades seus ministros.

Deus possue mais do que estas sete qualidades, pos é ilimitado, mas para o nosso planeta Terra, apenas sete nos chegam e nos amparam, pois somos seres formados por estes sete fatores.



O TRONO DAS SETE ENCRUZILHADAS é a Divindade de Deus que gera (dentro de Deus) os SETE FATORES que sustentam toda a criação do Planeta Terra.

Esta Divindade é o próprio Deus limitado em suas sete qualidades.

Ela é um Trono Planetário e é formado pela Corôa Planetária


O Trono Planetário gera à partir de Deus os sete fatores e quem os absorverá serão os TRONOS FATORAIS, que são Divindades formadores da Coroa Planetária.

São Sete os Tronos Fatorais:
TRONO CRISTALINO
TRONO MINERAL
TRONO VEGETAL
TRONO ÍGNEO
TRONO EÓLICO
TRONO TELÚRICO
TRONO AQUÁTICO




Estes Tronos são a individualização do Trono das Sete Encruzilhada, assim como o Trono das Sete Encruzilhadas é uma individualização o Criador.

O Trono Planetário gera sete fatores que são absorvidos pela Coroa Divina, que são irradiados pelos seus Tronos Fatorais. As irradiações destes tronos Fatorais serão absorvidas pelos TRONOS ESSÊNCIAIS que irão absorver os fatores e irradiar essências puras, casa essência gerando (carregando) um sentimento.

TRONO FATORAL CRISTALINO absorve Fator Cristalizador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência CRISTALINA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA FÉ que irá absorver a essência cristalina e irradiar gerando um sentimento de Fé.

TRONO FATORAL MINERAL absorve Fator Agregador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência MINERAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO AMOR que irá absorver a essência mineral e irradiar gerando um sentimento de Amor.


TRONO FATORAL VEGETAL absorve Fator Expansor do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência VEGETAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO CONHECIMENTO que irá absorver a essência vegetal e irradiar gerando um sentimento de Conhecimento.

TRONO FATORAL ÍGNEO absorve Fator Equilibrador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência ÍGNEA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA JUSTIÇA que irá absorver a essência ígnea e irradiar gerando um sentimento de Justiça.

TRONO FATORAL EÓLICO absorve Fator Ordenador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência EÓLICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA LEI que irá absorver a essência eólica e irradiar gerando um sentimento de Lei.

TRONO FATORAL TELÚRICO absorve Fator Evolucionista do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência TELÚRICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA EVOLUÇÃO que irá absorver a essência telúrica e irradiar gerando um sentimento de Evolução.

TRONO FATORAL AQUÁTICO absorve Fator Gerador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência AQUÁTICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA GERAÇÃO que irá absorver a essência aquática e irradiar gerando um sentimento de Geração.


Portanto, São sete os TRONOS ESSÊNCIAIS:

TRONO DA FÉ
TRONO DO AMOR
TRONO DO CONHECIMENTO
TRONO DA JUSTIÇA
TRONO DA LEI
TRONO DA EVOLUÇÃO
TRONO DA GERAÇÃO

Estes são os Tronos formadores das SETE LINHA DE UMBANDA.



Cada Trono Essêncial que aborveu uma essência pura irá irradiar para outro trono que irá receber estas irradiações e polarizar as essências, criando pólos UNIVERSAIS e CÓSMICOS - MASCULINOS e FEMININOS - IRRADIADORES e ABSORVEDORES.

São os TRONOS ELEMENTAIS, com uma Divindade assentada em cada um deles. Essas Divindades possuem nomes mantricos e por sincretismo são nominados na Umbanda com os nomes do panteão Africano - Os nossos DIVINOS ORIXÁS

O Trono Essêncial da Fé se divide em duas polaridades, em Dois Tronos Elementais,  um positivo e outro negativo. Um irradia e outro absorve. Um é masculino e o outro é feminino. Um chamamos de OXALÁ - o outro chamamos de OYÁ TEMPO

Trono de Oxalá - Masculino / universal / irradiador / ampara e sustenta a Fé

Trono de Oyá Tempo - Feminino / cósmica / absorvedor / absorve desequilíbrios da Fé

Quando vivenciamos nossa fé no sentido reto, estamos absorvendo as irradiações de Oxalá, mas quando nos desequilibramos Oyá ira atuar no nosso sentido de equilíbrio para voltarmos ao caminho reto.


* UNIVERSAIS - Atuam irradiando o tempo todo, em todos os seres

* CÓSMICOS - Atuam quando há desequilibrios, absorvendo os excessos.


Os Tronos e as Divindades Assentadas:


TRONO DA FÉ

OXALÁ / OYÁ TEMPO


TRONO DO AMOR

OXUM / OXUMARÊ


TRONO DO CONHECIMENTO

OXÓSSI / OBÁ


TRONO DA JUSTIÇA

XANGÔ / YANSÃ


TRONO DA LEI

OGUM / EGUNITÁ


TRONO DA EVOLUÇÃO

OBALUAYÊ / NANÃ


TRONO DA GERAÇÃO

YEMANJÁ / OMULU


As Divindades precisam de intermediários para alcançar os seres e as criaturas que estão em outro nível de evolução e para atuarem fora de sua linha.



Elas emitem vibrações que se cruzam e em cada cruzamento há um trono intermediário com uma Divindade Assentada. Esta Divindade passa a ter as funções do Trono original com as qualidades do Trono Cruzado.

Por exemplo:

Quando o Trono da Geração cruza com o Trono do Conhecimento há um Orixá assentado que Gera Conhecimento, quando ele cruza com o Trono da Justiça há um Orixá assentado que Gera justiça, e assim por diante.







Este Trono Intermediario também irradiará cruzando as Linhas, gerando novos Tronos com uma Divindade assentada em cada um desses novos cruzamento.

Por exemplo:

O Trono que Gera Justiça (Yemanjá/Xangô) cruzará com as vibrações do Trono do Amor(Oxum) e lá assentará outra divindade Com as funções de Yemanjá (Gerar) qualidade de Xangô (equilibrar) no campo de Oxum (amor), uma Orixá com o atributo de gerar equilíbrio no campo do amor.

19 comentários:

  1. Filho do Guerreiro(W.R.)13 de maio de 2013 às 19:09

    Temos as necessidade de falar e colocar mais para os umbandista e pessoas de outras religioes que a nossa umbanda sagrada tem uma Cosmogênese como outras religioes tbm tem seu fundamentos.
    Infelismente atualmente existe uma quantidade muito pequenas de mediusn e pessoas umbandista que se interessam por estas coisa. Entendendo a Genese da Umbanda poderiam explicar muits coisa que acontece na nossa religião e em outras tbm como as lendas afros.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk, quem é o burro pra acreditar nessas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais burro e quem nao sabe ouvir... E evoluir com determinados conhecimentos... Se vc for ateu faca o favor manifeste seus pre-conceitos no respectivo blog sob o assunto

      Excluir
    2. o unico deus e o senhor jesus essas coisas e de satanas deus e o maior nao esiste deus maior do que nosso senhor jesus cristo esse sim que devemos nosso amor e respeito nao em santos satanista grande e nosso senhor .....

      Excluir
    3. desejo meus parabéns, se entrou aqui para criticar, sendo tão crente de sua sabedoria limitada, é SINAL que LEU todo o conteúdo, e está um pouco mais conhecedor das esferas universais ! Que nosso PAI TODO PODEROSO nos deixou !

      Excluir
  3. Poderoso aquele que tem conhecimento ! Deus nos fez a sua imagem e semelhança ! Então façamos nós o nosso papel, Jesus grande luz que veio a terra para nos abrir os olhos ! "Há muitas moradas na casa de meu pai" então façamos nos mais uma vez nosso papel ! Obter o conhecimento e ir em busca de nossa evolução ! O universo guarda milhões de mistérios desconhecidos para os que buscam, e outros conhecidos, PARA OS PRÉ CONCEITUOSOS desejo meus parabéns, se entrou aqui para criticar, sendo tão crente de sua sabedoria limitada, é SINAL que LEU todo o conteúdo, e está um pouco mais conhecedor das esferas universais ! Que nosso PAI TODO PODEROSO nos deixou !

    ResponderExcluir
  4. Que explicação maravilhosa, de extrema valia para min que estou iniciando no conhecimento, este conhecimento de energias é muito proveitoso além do conhecimento ritualístico e prático !

    ResponderExcluir
  5. A fé de cada um e unica, e como em partes do texto diz juntos como um só para encontrar a paz, nada me surpreende mas este blog foi um, ou ate o melhor que li dentre outros tantos de passei e nunca comentei, mas cuidado quem acha que somente existi 1 ser maior, lembre-se do (livre arbítrio!!) deixado por ele!! Axe.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante esclareceu algumas dúvidas q eu tinha, pessoas q falam q outras religiões é coisa de satanás e pq são pessoas ignorantes, não sabe, nunca foi, não sabe o bem q faz pra alma sem mais fui 😑🙏🏼

    ResponderExcluir
  7. Eu respeito todas as religiões,que falam em Deus...Sou contra o fanatismo,muita gente são doentes,deixaram fazer a famosa lavagem cerebral neles...isso sim que é coisa do cão....Ame a Deus sobre todas as coisas,e sejam Felizes...Porque Deus existe...

    ResponderExcluir
  8. Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá Onde (mso.) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não for embora da vida de (rc), pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas.

    Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (mso.) estiver nesse momento, e atormenta seu espírito até ela sumir de vida da (rc.) e nunca mais voltar. Que (mso) não queira mais ficar com (rc.) Que (rc) jamais deseje (mso.), e que ela tenha olhos para outros homens que não seja (rc.) Salve Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e tira (mso.) da vida e da casa de (rc.) que (rc.) tome nojo da pessoa de (mso) eu lhe peço assim : Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, leva (mso.) para bem longe de (rc) e que (mso) não volte nunca mais a procurar (rc), que dessa vez ela vai embora para sempre definitivamente para os braços de outro homem ..

    Que (mso) não tenha sossego nem para comer nem para beber, enquanto ela não sumir da vida de (rc.). Que (mso) sinta tesão pelos outros homens e tenha nojo de (rc.) que (rc) queira ficar comigo (gg.). Assim seja assim será, assim está feito.

    Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (mso.) vai sair correndo da vida de(rc.) sem demora o mais rápido possível. pelos poderes da pomba gira e da sua falange.. (Mso ) você vai desaparecer da vida de (rc) pois Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (mso.) fique para sempre bem longe de (rc.)

    Sei que os Espíritos das Falanges das Pomba Gira já estão soprando no ouvido de (mso) para que ela tenha raiva de (rc). (Mso) não há de ter paz nem sossego enquanto não sumir da vida de (rc.). assim seja, asssim será assim esta feito

    ResponderExcluir
  9. Existe um pequeno equívoco: Ogum faz par com Iansã e Xangô com Egunitá Oroiná)

    ResponderExcluir
  10. Satifatório os exclarecimentos. A questão da fé é particular, Jesus e outras denominações de Iluminadas vem nos trazer fortalecimentos para o nosso entendimento e superação da vida de destino, não empuramos a minguém a nossa fé e conceito, simplesmente acreditamos e praticamos. De tudo, maior só Deus!

    ResponderExcluir
  11. Só faltou mencionar a fonte da pesquisa para quem quiser aprofundar... gratidão

    ResponderExcluir
  12. correção acima, trono da lei e justiça esta invertido as maes

    ResponderExcluir