Oferendas em Cemitério


O cemitério é um lugar sagrado em todas as religiões e é um ponto de força muito usado por nós Umbandistas.
Também chamado de Calunga Pequena, Calunguinha ou ainda Campo do Pó ou Campo Santo é nele que as coisas se transformam, se transmutam.
No espiritual existem vários pontos de forças, vários locais vibratórios, e o cemitério é um deles, trocando em miúdos é um portal para uma seara, uma egrégora energética, lugar onde as vibrações de Omulu (morte, paralisação) e Obaluaye (evolução, transmutação) dão sustentação, onde encontramos as forças de Nanã Buruque, Yansã das Almas, Ogum Megê e de muitos outros orixás que atuam na evolução dos seres. É Uma Campina Aberta (Oxalá e Oyá Tempo) cercada de árvores (Oxossi) com concentração de terra (Obá).
Nesta seara não existe túmulos, campas ou covas, é um lugar onde as energias estão mais concentradas, mais densas, pois estão atuando o tempo todo na transformação, na transmutação da vida material para a vida espiritual. Por esse motivo sentimos o ar mais “pesado” quando estamos em um cemitério.
Não há motivo para sentirmos medo, pois é um dos pontos de força mais movimentado e protegido. Trabalhadores espirituais estão o tempo todo atuando, esclarecendo, curando e encaminhando os recém desencarnados.  
Nós Umbandistas, cientes do poder deste ponto de força costumamos fazer oferendas para esses Orixás ou para estes Trabalhadores (sejam eles Exus, Pomba Giras, Caboclos, Boiadeiros...) e pedir pela paralisação (morte) de nossas doenças, vícios, tristeza, para transmutar nossos sentimentos negativos ou encaminhar algum espírito negativo que esteja atuando em nosso campo mediúnico.
Quando entramos em um cemitério, saudamos as forças atuantes para demonstrar nosso respeito e devoção.
Saudamos e pedimos licença ao Exu Sentinela daquele cemitério para entrarmos no campo guardado por ele.
Ao entrar ajoelhamos e saudamos Obaluayê (cruzando o chão com a mão direita) – Omulú (tocamos o chão 3 vezes com a mão esquerda) – Yansã das Almas -  Ogum Megê (*Este ritual também se repete na saída)
Cobrimos nossa cabeça com um lenço branco para que as energias densas do local não desequilibrem nosso mental e com muito respeito nos dirigimos ao local de nossa oferenda.
Quase todo cemitério possui um Cruzeiro, ou ponto central, e é a partir dele que as energias são irradiadas.
Obaluayê irradia a direita do Cruzeiro e lá novamente ele é saudado e oferendado.
Omulú irradia à esquerda do Cruzeiro, onde deve ser saudado e oferendado.
Guias de direita podem ser oferendados e saudados na frente do cruzeiro e Guias de Esquerda atrás do Cruzeiro.
Na Umbanda não há sacrifício animal e toda a oferenda deverá ser recolhida ao final do trabalho.

21 comentários:

  1. uma coisa que sempre me deixou confuso foi essa expressão : "direita e esquerda", poderia me esclarecer....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é assim, a direita estão os Orixás e os espíritos com mais luz espiritual, por exemplo: orixas, caboclos, pretos velhos, ibejada, baianos, marinheiros, etc; Agora a esquerda estão os Exus, pomba-giras e exus mirins, exemplo: Exu caveira, exu Omulu, exu tranca-ruas, exu tiriri, Pomba-gira Maria Padilha, Maria Mulambo, Pomba-gira Rainha, exu caveirinha, exu toquinho, exu Calunguinha, pomba gira menina etc.

      Excluir
    2. Olá, é assim, a direita estão os Orixás e os espíritos com mais luz espiritual, por exemplo: orixas, caboclos, pretos velhos, ibejada, baianos, marinheiros, etc; Agora a esquerda estão os Exus, pomba-giras e exus mirins, exemplo: Exu caveira, exu Omulu, exu tranca-ruas, exu tiriri, Pomba-gira Maria Padilha, Maria Mulambo, Pomba-gira Rainha, exu caveirinha, exu toquinho, exu Calunguinha, pomba gira menina etc.

      Excluir
    3. Creio que o lado direito e esquerdo e conforte o posicionamento do cruzeiro...fique de costas para o cruzeiro e veras o lado correto dele (cruzeiro).
      Se voce ficar na freten - olhando pra ele O lado esquerdo seu, é o direito do cruzeiro; o lado direito seu, é o lado esquerdo do cruzeiro.

      Excluir
  2. hoje faço correto mais teve uma vez que no desespero de tirar uma pessoa do meu caminho na europa pulei o portão do cemiterio e pegeui um pouco de terra para fazer uma magia eu levei um paau tão grande depois de 3 dias fui atormentada durante 3 meses ate minha deportaçao mais aprendi a lição hoje entro sim mais peço licença faço oferenda e saudo atodas as irearquia mais na vida infelismeste temos que reagir as vezes usando essas energias porque se não nos defendermos de nossos inimigos o universo conspira contra nós pois ele entende que se nós mesmos não prestamos nem pra se defender então ele fica contra nos

    ResponderExcluir
  3. hoje faço correto mais teve uma vez que no desespero de tirar uma pessoa do meu caminho na europa pulei o portão do cemiterio e pegeui um pouco de terra para fazer uma magia eu levei um paau tão grande depois de 3 dias fui atormentada durante 3 meses ate minha deportaçao mais aprendi a lição hoje entro sim mais peço licença faço oferenda e saudo atodas as irearquia mais na vida infelismeste temos que reagir as vezes usando essas energias porque se não nos defendermos de nossos inimigos o universo conspira contra nós pois ele entende que se nós mesmos não prestamos nem pra se defender então ele fica contra nos

    ResponderExcluir
  4. Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá Onde (mso.) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não for embora da vida de (rc), pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas.

    Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (mso.) estiver nesse momento, e atormenta seu espírito até ela sumir de vida da (rc.) e nunca mais voltar. Que (mso) não queira mais ficar com (rc.) Que (rc) jamais deseje (mso.), e que ela tenha olhos para outros homens que não seja (rc.) Salve Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e tira (mso.) da vida e da casa de (rc.) que (rc.) tome nojo da pessoa de (mso) eu lhe peço assim : Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, leva (mso.) para bem longe de (rc) e que (mso) não volte nunca mais a procurar (rc), que dessa vez ela vai embora para sempre definitivamente para os braços de outro homem ..

    Que (mso) não tenha sossego nem para comer nem para beber, enquanto ela não sumir da vida de (rc.). Que (mso) sinta tesão pelos outros homens e tenha nojo de (rc.) que (rc) queira ficar comigo (gg.). Assim seja assim será, assim está feito.

    Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (mso.) vai sair correndo da vida de(rc.) sem demora o mais rápido possível. pelos poderes da pomba gira e da sua falange.. (Mso ) você vai desaparecer da vida de (rc) pois Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (mso.) fique para sempre bem longe de (rc.)

    Sei que os Espíritos das Falanges das Pomba Gira já estão soprando no ouvido de (mso) para que ela tenha raiva de (rc). (Mso) não há de ter paz nem sossego enquanto não sumir da vida de (rc.). assim seja, asssim será assim esta feito

    ResponderExcluir
  5. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (RC) nesse
    momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo
    me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita
    vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha
    imagem fique na mente de(RC) o dia todo e que a noite ele não pare de sonhar
    comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde
    (RC) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pela
    força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (RC)estiver e que ela
    sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me
    beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu
    pedido, e traga (RC) pra mim, louco de desejo e muito apaixonado. Que (RC)
    seja carinhoso comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e
    venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ele. Assim seja, assim será,
    assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e
    o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (RC)não durma e não descanse
    enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (RC)queime de desejo por
    mim,que ele fique cego para outras mulheres, que outras mulheres nunca consigam
    satisfaze-lo como eu, somente eu terei esse poder. Que (RC) sinta um desejo
    enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca
    Rua das Almas com que (RC) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim
    um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos
    Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RC) nos sete
    cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu
    Tranca Rua das Almas.Traga (RC) para mim, fazendo com que ele se torne meu
    escravo. Ainda que (RC)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das
    Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ele me deseje. Que (RC) não
    consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder
    do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração
    poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pessoal!
    preciso desfazer um trabalho feito no cemitério, pediram antes de tudo pagar a cova, como funciona isso?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Estou precisando de uma ajuda no trabalho, e abrir meus caminhos. Posso fazer de livre e espontanea vontade,uma oferenda ao exú no cemitério? Sem que ele tivesse pedido pois não frequento nenhum terreiro. Só tocou no meu coração em pedir a essa força para que me ajude.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (RC) nesse
    momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo
    me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita
    vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha
    imagem fique na mente de(RC) o dia todo e que a noite ele não pare de sonhar
    comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde
    (RC) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pela
    força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (RC)estiver e que ela
    sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me
    beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu
    pedido, e traga (RC) pra mim, louco de desejo e muito apaixonado. Que (RC)
    seja carinhoso comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e
    venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ele. Assim seja, assim será,
    assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e
    o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (RC)não durma e não descanse
    enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (RC)queime de desejo por
    mim,que ele fique cego para outras mulheres, que outras mulheres nunca consigam
    satisfaze-lo como eu, somente eu terei esse poder. Que (RC) sinta um desejo
    enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca
    Rua das Almas com que (RC) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim
    um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos
    Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RC) nos sete
    cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu
    Tranca Rua das Almas.Traga (RC) para mim, fazendo com que ele se torne meu
    escravo. Ainda que (RC)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das
    Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ele me deseje. Que (RC) não
    consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder
    do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração
    poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  9. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (RC) nesse
    momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo
    me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita
    vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha
    imagem fique na mente de(RC) o dia todo e que a noite ele não pare de sonhar
    comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde
    (RC) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pela
    força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (RC)estiver e que ela
    sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me
    beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu
    pedido, e traga (RC) pra mim, louco de desejo e muito apaixonado. Que (RC)
    seja carinhoso comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e
    venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ele. Assim seja, assim será,
    assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e
    o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (RC)não durma e não descanse
    enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (RC)queime de desejo por
    mim,que ele fique cego para outras mulheres, que outras mulheres nunca consigam
    satisfaze-lo como eu, somente eu terei esse poder. Que (RC) sinta um desejo
    enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca
    Rua das Almas com que (RC) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim
    um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos
    Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RC) nos sete
    cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu
    Tranca Rua das Almas.Traga (RC) para mim, fazendo com que ele se torne meu
    escravo. Ainda que (RC)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das
    Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ele me deseje. Que (RC) não
    consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder
    do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração
    poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  10. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (RC) nesse
    momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo
    me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita
    vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha
    imagem fique na mente de(RC) o dia todo e que a noite ele não pare de sonhar
    comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde
    (RC) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pela
    força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (RC)estiver e que ela
    sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me
    beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu
    pedido, e traga (RC) pra mim, louco de desejo e muito apaixonado. Que (RC)
    seja carinhoso comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e
    venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ele. Assim seja, assim será,
    assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e
    o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (RC)não durma e não descanse
    enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (RC)queime de desejo por
    mim,que ele fique cego para outras mulheres, que outras mulheres nunca consigam
    satisfaze-lo como eu, somente eu terei esse poder. Que (RC) sinta um desejo
    enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca
    Rua das Almas com que (RC) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim
    um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos
    Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RC) nos sete
    cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu
    Tranca Rua das Almas.Traga (RC) para mim, fazendo com que ele se torne meu
    escravo. Ainda que (RC)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das
    Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ele me deseje. Que (RC) não
    consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder
    do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração
    poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  11. Senhor Exu Tranca Rua das Almas que (RC) nesse
    momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo
    me ver, me abraçar e me beijar, fazer amor comigo, que sua boca sinta muita
    vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que a minha
    imagem fique na mente de(RC) o dia todo e que a noite ele não pare de sonhar
    comigo. Assim seja meu Senhor Exu Tranca Rua das Almas, peço assim: vá onde
    (RC) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pela
    força do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, se dirija onde (RC)estiver e que ela
    sinta um desejo ardente de ficar comigo, tocar o meu corpo, me abraçar, me
    beijar. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, te peço assim: realize o meu
    pedido, e traga (RC) pra mim, louco de desejo e muito apaixonado. Que (RC)
    seja carinhoso comigo, que se sinta bem ao meu lado, que sinta minha falta e
    venha ao meu encontro, e me peça pra ficar com ele. Assim seja, assim será,
    assim está feito. Salve Senhor Exu Tranca Rua das Almas, conheço a tua força e
    o teu poder,te peço atenda o meu pedido. Que (RC)não durma e não descanse
    enquanto não vier ao meu encontro,que o corpo de (RC)queime de desejo por
    mim,que ele fique cego para outras mulheres, que outras mulheres nunca consigam
    satisfaze-lo como eu, somente eu terei esse poder. Que (RC) sinta um desejo
    enorme de me ter em seus braços, de fazer amor comigo. Faça Senhor Exu Tranca
    Rua das Almas com que (RC) sinta-se bem em ouvir minha voz, que sinta por mim
    um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos
    Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (RC) nos sete
    cruzeiros, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido meu glorioso e poderoso Senhor Exu
    Tranca Rua das Almas.Traga (RC) para mim, fazendo com que ele se torne meu
    escravo. Ainda que (RC)resista, que com seu poder Senhor Exu Tranca Rua das
    Almas coloque a minha imagem na sua mente para que ele me deseje. Que (RC) não
    consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim. Confio no poder
    do Senhor Exu Tranca Rua das Almas, e vou ! continuar divulgando essa oração
    poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  12. respeitem todos esses rituais. pois fazem efeitos desde que sejam feitos com dignidade

    ResponderExcluir
  13. O que significa quando alguém põe um canivete na frente do túmulo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi ritual com canivete.... provavelmente alguém esqueceu lá...

      Excluir
  14. Fiz um oferenda no cemiterio sexta e no sábado havia sumido o q pode ter acontecido?

    ResponderExcluir