Umbanda + Candomblé = OMOLOKÔ


O Omolokô apresenta-se como um segmento de origem africana que surgiu no Brasil, dizem que no Rio de Janeiro, oriundo de uma miscigenação que ocorreu na época da escravidão onde eram comuns práticas afro-brasileiras similares ao que hoje conhecemos como Cabula e Omolokô.

Omolokô é uma palavra yorubá, que significa: Omo - filho e Oko - fazenda, zona rural (Por causa da repressão policial que havia naquela época, os cultos eram realizados nas matas ou em lugar de difícil acesso dentro das fazendas dos donos de escravos).

Talvez por causa disso hoje tenhamos as denominações de “terreiro e roça” para os lugares onde os cultos afro-brasileiros são realizados.

Podemos relacionar o significado da palavra Omolokô também a Orixá Okô, a deusa da agricultura, que era adorada nas noites de lua nova pelas mulheres agricultoras de inhame. Antigamente, a Orixá Okô era muito cultuada no Rio de Janeiro e assentada junto com Oxossi, daí viria a sua forte influência no culto Omolokô.

Nesse culto os orixás possuem nomes yorubá (Nagô), onde seus Orikis (tudo aquilo que se relaciona ao Orixá) e seu Orukó (nome) são trazidos através do jogo de búzios ou Ifá.

Muitas vezes os cultos Omolokôs são confundidos com Umbanda e muito de seus terreiros de auto-intitulam Umbandistas pois além de adotar muitos rituais umbandistas e darem consulta com as linhas de trabalho da Umbanda, também adotam muitos preceitos do Candomblé.

Seus assentamentos se parecem com os do candomblé Nagô. Os Exus são feitos de argila semelhantes a uma pessoa ou então simbolicamente em ferro.

As atividades com sacrifício animal geralmente são realizadas em sessões internas envolvendo apenas os membros efetivos dos terreiros (filhos de santo), sem espectadores (assistência) externos. Nessas cerimônias só é permitido a presença de iniciados no culto e que tenham um grau hierárquico dentro do terreiro. Dentre os animais utilizados nas chamadas oferendas ou obrigações, são utilizadas aves (galinha, patas...) e animais quadrúpedes (cabras, bodes, coelhos, carneiro...). Entretanto essas atividades chamadas de "Obrigação de Santo" só acontecem em casos de iniciação sacerdotal ou em outras ocasiões muito especiais.

A Hierarquia sacerdotal da Nação Omolokô segue a mesma estrutura dos grupos Yorubá:

- Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecido como pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
- Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
- Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
- Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos têm sido ocupados por uma mesma pessoa);
- Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
- Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
- Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
- Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;

Uma peculiaridade do culto Omoloko é que nele não existe o grau de “Mãe ou Pai Pequeno", como há em outros cultos afro-brasileiros. Para um iniciado tornar-se Babálorixá ou Yálorixá ele precisa ser iniciado nas sete obrigações que compõem a hierarquia sacerdotal, abrir seu próprio terreiro e ter seus próprios filhos de santo. Esse direito é adquirido quando o filho de santo faz a última obrigação que é chamada de “Camarinha”, na qual o filho de santo é iniciado e ao seu término recebe o direito de “criar” (iniciar) outros filhos de santo. Se esse filho de santo continuar no terreiro onde ele foi feito ele será chamado de Babákekerê ou Yákekerê – aquele que pode iniciar outros filhos de santo, mas não possui ainda o seu próprio terreiro.

41 comentários:

  1. como assim nao tem esse posto de mae pequena? sou de uma casa de omoloko onde o orixa do pai de santo me deu esse posto..sou de oxum opara e meu pai de logum ede .. por favor me expliquem isso pois fiquei confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha irma em Olorum cada casa uma casa , a umbanda omoloko não exite a regra e sim a união ,imagina uma rede de pesca cada no um terreiro cada um com suas regras cada um com seu fundamento .

      Excluir
    2. oq e trancendente do grupo omoloko]

      Excluir
  2. tambem sou de umbanda de omoloko, e em nossa casa há mãe pequena e pai pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite a todos alguem pode me indicar um terreiro de omoloco em angola no RJ capital , se não de omoloco ou umbanda , axé

      Excluir
    2. boa noite a todos alguem pode me indicar um terreiro de omoloco em angola no RJ capital , se não de omoloco ou umbanda , axé

      Excluir
    3. Rua Domingos Pires 42- Pilares (omolokô), recomendo muito! energia linda

      Excluir
    4. teria um telefone de contato para informações ,desse terreiro por favor

      Excluir
    5. Tenda dos humildes - rua vitor meirelles, 6 - Riachuelo, RJ

      Excluir
  3. Também sou de Omoloko na minha casa os preceitos são exatamente como descrito, mas temos mãe pequena e pai pequeno.. e que me é curioso é que Babakekerê é o mesmo que Pai pequeno é a segunda pessoa na casa de candomblé.Na ausência da Iyalorixá ou Babalorixá é ele que assume o comando. Está sempre presente e faz parte de todos os preceitos e obrigações.
    A Iyakekerê ou Mãe pequena, é seu correlato feminino, é a substituta da mãe ou do pai de santo, seu sucessor eventual, lhe está imediatamente abaixo na escala da hierarquia, como administradora civil e religiosa do candomblé.

    ResponderExcluir
  4. Quando um casal quer se preparar para o santo, o Pai ou a Mae de santo nao pode fazer os dois, tem optar por um e outro quem faz é o Pai ou a Mae pequena. Isto é devido a vida carnal.

    ResponderExcluir
  5. Não sacrificamos animais no nosso terreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna boa noite , no meu terreiro tb não existe sacrifícios de animais , não gosto disso .. faço da minha forma , pois foi assim que pedi pra que fosse feito se realmente eles quisessem que eu abreria minha casa

      Excluir
  6. gostaria de saber,como um filho de santo ja terminado suas obrigaçoes de sete anos,,pode ter seus proprios filhos de santo..tem q da os sete primeiros filhos p o seu pai de santo..????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, o pai de santo só auxilia e supervisiona a partir dos seis anos de obrigação, que é quando o filho pode assumir filhos.Após a setima obrigação o filho pode fazer seus filhos sozinho.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. meu nome é eliana fui feita no omoloco fui pintada coroada e catulada minha santa pode virar numa casa de camdoblé tipo angola efhon

    ResponderExcluir
  9. meu zelaor er de efhon, fui feita no omoloko posso me considerar uma pessoa feita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE NÃO PODE SE CONSIDERAR FEITA SÓ PORQUE NÃO TIROU O MUCUNÃ SE LEVA TODOS OS PRECEITO DESDE DO ASSENTAMENTO ,O ORÔ E A VESTIMENTA

      Excluir
  10. meu zelaor er de efhon, fui feita no omoloko posso me considerar uma pessoa feita

    ResponderExcluir
  11. eu foi feita no omoloko mais meu pai desanto não medeu todo ofundamento da omoloko eu gostaria de saber se posso contar com vc fico muito grata ser poder me ajuda tenho omeu próprio terreiro naotenho filho de santo

    ResponderExcluir
  12. quem inventou as obrigaçoes de um tres e sete foi o ser humano soube qeram feitas festas na africa seu maior cargo era ser feito e durante algum tempo anuais para orixa

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Eu dei minha obrigação no Omolokô quando eu tinha 13 anos de idade. Logo depois meu "pai de santo" fez passagem, desde então, não achei alguém em quem eu pudesse confiar para por a mão na minha cabeça outra vez. No centro onde eu frequentava meu zelador predominava mais a Umbanda é só raspava um filho em caso de urgência mesmo, ou seja, não fui raspada. Eu preciso de ajuda, pois n conheço terreiros que tenha a mesma doutrina e estou precisando muito colocar minha obrigações em dia, pois sempre estou tendo problemas de saúde e agora começou a afetar os meus filhos! Se alguém souber de um terreiro que possa me ajudar de verdade, peço encarecidamente que entre em contato comigo. Sou de Madureira- RJ é meu whatsapp é 976234745. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de omoloco
      Se quiser conhecer minha roça
      Endereço: estrada guaraiama. Santa cruz. Barracão da mãe Damiana de Oxum

      Excluir
    2. Minha Casa é de Omoloko. Fica em Bonsucesso, Rio de Janeiro. Mais informações pelo zap 964125225.

      Excluir
  14. Boa tarde!
    Eu dei minha obrigação no Omolokô quando eu tinha 13 anos de idade. Logo depois meu "pai de santo" fez passagem, desde então, não achei alguém em quem eu pudesse confiar para por a mão na minha cabeça outra vez. No centro onde eu frequentava meu zelador predominava mais a Umbanda é só raspava um filho em caso de urgência mesmo, ou seja, não fui raspada. Eu preciso de ajuda, pois n conheço terreiros que tenha a mesma doutrina e estou precisando muito colocar minha obrigações em dia, pois sempre estou tendo problemas de saúde e agora começou a afetar os meus filhos! Se alguém souber de um terreiro que possa me ajudar de verdade, peço encarecidamente que entre em contato comigo. Sou de Madureira- RJ é meu whatsapp é 976234745. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Casa é de Omoloko. Não sei se vc ja se encontrou, mas se quiser nos faça uma visita. Fica em Bonsucesso. Maores informações pelo zp 964125225.

      Excluir
  15. Boa tarde, Estou à procura de uma casa omoloco candomblé da nação e, portanto, um guia espiritual, pae ou mae santo santo que pode guiar-me, você poderia me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenda dos Humildes - rua Vitor Meireles nro 6 - Riachuelo.

      Excluir
    2. Maiores informaçoes pelo zap 964125225. Minha Casa fica em Bonsucesso.

      Excluir
  16. Olá bom dia!
    Sou zelador em Omolokô o meu Ile fica em Mangaratiba rj ILÊ TI OMOLOKÔ ÃKE AYRA meu zap 21976475426 estou a disposição para sanar qualquer dúvida sobre minha Nação Omolokô dentro dos meus conhecimentos motumbá e motumba asé a todos.

    ResponderExcluir
  17. GOSTARIA DE SABER SE UMBANDA É DERIVADA DE OMOLOKÔ

    ResponderExcluir
  18. Procuro um grupo watzap ou face omoloko que repassa fundamentos pra quem vem da nação umbanda e fez o santo no omoloko. Tenho a casa de santo mais de 30 anos umbanda e agora feita no omoloko quero seguir os fundamentos omoloko,porém a casa que fui feita não repassa fundamentos pra ser introduzido em minha casa....meu zap 991228371

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei chamar vc no zap mas n consegui. Sou Zelador de Omoloko e minha Casa é em Bonsucesso. Se puder me chame vc pelo zap 964125225. Axé.

      Excluir
  19. minha casa e em imbarie duque de caxias rua botelho de Oliveira número 6 promixo viaduto naçao omoloko

    ResponderExcluir
  20. Boa noite omoloco na umbanda raspa á cabeça ?
    Pós queria entra mas não para o candomblé é sim para umbanda.
    É daí me falar que eu ia ter que fazer omoloco, depois dormi de um dia para o outro é smp de 1 semana ir na minha quartinho troca água é etc ..
    Quero uma ajuda pós não sei .

    ResponderExcluir
  21. Quais são as giras de um barracão Omoloko? São como as da Umbanda? Giras de Preto Velhos, Caboclos, Crianças, Exus...

    ResponderExcluir